Fonte: ASCOM CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), inauguraram a primeira Sala de Apoio à Amamentação, no início de setembro.

A implantação do novo espaço consiste em gerar um maior conforto às mães bombeiras na hora de amamentar seus bebês, após o período de licença maternidade. A sala busca proporcionar um ambiente reservado e agradável, com uma estrutura adequada e com o suporte necessário as mães que após 6 meses uma rotina ao lado do seu filho retornam a rotina de trabalho, gerando dificuldade na continuação do processo de amamentação.

A Corporação que há mais de 20 anos atua em prol da diminuição a mortalidade infantil no Brasil por meio do Projeto Bombeiros da Vida (PBV), adotou a sala de amamentação a fim de estimular progressivamente e conscientizar seus profissionais sobre o papel fundamental da amamentação e fazer a diferença na vida das mães que trabalham, além de elucidar na mente dos pais bombeiros o valor do apoio incondicional às lactantes.

A sala também dispõe de equipamentos e ferramentas que ajudarão as mãe que desejarem ofertar o leite materno aos recém-nascidos prematuros da Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCM), Fundação parceira do Projeto Bombeiros da Vida (PBV).

“Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, essa é a abordagem central da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) em 2023. A temática tem a missão de sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno à saúde da mulher e da criança, além de difundir sobre a necessidade de apoiar, principalmente nos ambientes de trabalho, as mães que estão no processo da amamentação.

Vale ressaltar que o aleitamento é um direito de toda criança previsto no Art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que garante à mulher dois descansos especiais de meia hora até os 6 meses do seu filho. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) destaca que o leite materno é o alimento ideal e de necessidade nutricional para manter o bebê saudável, em desenvolvimento e crescimento.

CBMPA e CEDEC reforçam o compromisso com a causa da amamentação na garantia do direito da criança e expressam satisfação em poder fazer parte desta grande rede de apoio às mães que são essenciais ao fortalecimento da vida desde o seu mais pleno início.

CBMPA, desde 1882, salvando vidas.