O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sediou entre 18 e 24 de agosto provas de certificação de Cães de Resgate. A certificação foi homologada pela Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom).

O Estado do Ceará é referência no serviço na região Nordeste e recebeu pela primeira vez a prova de certificação dos cães. Participaram da certificação vinte e cinco binômios, cinco árbitros homologados pela LIGABOM e dez estados envolvidos: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Binômio é o termo utilizado para identificar cada bombeiro militar cinotécnico condutor e seu cão de resgate.

Os binômios, formados pelo bombeiro e cachorro, serão testados em provas de busca de pessoas desaparecidas em matas, provas de busca em desastre de estruturas colapsadas e de habilidades fundamentais.

“As provas de certificação de cães possuem o objetivo de manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios de busca e resgate, pois se testam habilidades, personalidade dos cães como autonomia na busca, perseverança, resistência e características específicas para um bom cão de busca e resgate”, afirmou o comandante da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), do Corpo de Bombeiros do Ceará, capitão Eliomar Alves.

Esta é a primeira vez que a Ligabom realizou uma prova de certificação de Cães de Resgate no Ceará.

Corpo de Bombeiros do Ceará sedia Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

árbitros homologados pela Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom)

“Essa prova vem carregada de significados. Primeiro porque o Ceará tem a primazia do serviço no Nordeste, sendo um polo irradiador de técnicas, fazendo com que o serviço se amplie na região”, destacou o tenente-coronel Parizotto, que é Presidente do Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc) da Ligabom e Diretor-Geral da Comissão Avaliadora da Certificação Nacional de Cães da Ligabom – Etapa Ceará CBMCE.

A partir de agora, o Ceará passa a ser um centro nacional de certificação de Cães de Resgate. “Mais uma vez o Ceará se convalida na importância regional desse importante e fascinante serviço”, afirmou Parizotto.

Vidas alheias e riquezas salvar!