Texto: Maj Teodoro – CBMMT e Carlos Celestino.

Imagens e informações: Centro de Comunicação Social do CBMSC

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi palco de duas importantes reuniões realizadas pelo Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate (INSARAG) e pelo Escritório de Coordenação de Ações Humanitárias (Ocha), órgãos integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), durante os dias 12 a 14 de abril. O foco desses encontros foi discutir questões específicas relacionadas ao tema Busca e Resgate Urbano.

Durante os três primeiros dias do evento, as equipes de trabalho se dedicaram a debater e revisar as diretrizes utilizadas por equipes de Busca e Resgate Urbano em situações de desastres de escala internacional, visando promover a cooperação entre equipes multidisciplinares de diversos países.

O Team Leaders Meeting Brazil 2024, realizado nos três últimos dias do evento, de 15 a 17 de abril, congregou os líderes das equipes de Busca e Resgate Urbano. Este estágio contou com a presença destacada do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), representado pela comitiva composta pelo capitão Tiago José Domingos, o major Renan Silvério da Rosa Fernandes, o 1º tenente Luann Leon Chrun e o capitão Douglas Tomaz Machado. Além deles, o coronel Aldrin Silva de Souza, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado (SDC), também participou ativamente das discussões.

Comitiva CBMSC

O capitão Tiago José Domingos, membro da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães disse que “Santa Catarina possui um histórico de eventos extremos dessa natureza, o que reforça a necessidade do CBMSC seguir aprimorando seu atendimento a fim de minimizar os impactos para a sociedade”. 

Durante o evento, um ciclo de palestras proporcionou uma valiosa troca de informações e experiências entre as equipes de trabalho que estiveram envolvidas nos esforços de socorro aos terremotos na Turquia, em 2023. Durante essas operações de emergência, as equipes enfrentaram desafios de grande escala, conforme previsto nos protocolos de Busca e Resgate Urbano da INSARAG, semelhantes aos enfrentados durante a tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), ocorrida em 25 de janeiro de 2019. Esse episódio serviu como um marco, permitindo que as equipes revissem suas estratégias de atuação, identificando o que foi eficaz e buscando formas de aprimorar suas operações para garantir uma cooperação mais efetiva e eficiente em futuros desastres.

De acordo com os organizadores, o evento contou com a participação de 234 membros de 39 países, dos quais 147 eram do Brasil e 87 de outras nações. Grande parte das discussões concentrou-se em eventos climáticos extremos relacionados à água, como inundações, enxurradas, deslizamentos de terra, furacões e tornados.

Divulgação

Participantes de mais de vinte países, representando todos os continentes, estão presentes neste encontro em Belo Horizonte, reunindo representantes envolvidos em resgate urbano. Algumas dessas equipes já possuem certificação internacional pela INSARAG, enquanto outras estão em processo de construção e certificação, como é o caso do Brasil.

O evento, que ocorre anualmente nos países membros da INSARAG, foi coordenado neste ano de 2024 pelo Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).