A Busca e Resgate Urbano (USAR – Urban Search and Rescue – na terminologia internacional) é um tipo de operação de resgate técnico que envolve a localização, extração e estabilização médica inicial de vítimas presas em uma área urbana, nomeadamente colapsos estruturais devido à desastres naturais e tecnológicos. Tais incidentes incluem estruturas instáveis ​​ou colapsadas em uma posição insegura, que normalmente deixam vazios dentro dos escombros e que podem resultar em inúmeras vítimas isoladas sob grandes quantidades de detritos muito pesados.

Os serviços USAR podem enfrentar operações de resgate complexas em ambientes perigosos. A experiência de incidentes mostra que muitas vezes as pessoas são encontradas vivas muitas horas e dias após o início das operações de resgate, e os serviços correspondentes devem ser planejados de acordo.

As equipes USAR em diferentes países podem ser organizadas de várias maneiras, mas geralmente estão associadas a serviços de Bombeiros.

Neste contexto, a Busca e Resgate Urbano é considerada uma disciplina de múltiplos riscos, pois pode ser necessária para uma variedade de perigos, incluindo terremotos, ciclones, tempestades e tornados, inundações, falhas de barragens, atividades terroristas e liberação de materiais perigosos.

Nesse contexto, o CONUSAR alicerça suas atividades para que haja integração entre as Corporações do Brasil, para que se estabeleçam equipes de pronto emprego com a finalidade de atuarem em território nacional e internacional quando solicitadas.

Clique aqui e acesse o guia para acreditação de equipes.