Pela primeira vez no Brasil, um Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo vai formar uma turma de brigadistas composta por pessoas com Síndrome de Down.

A Brigada 21 é um projeto inovador que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down. Esta iniciativa proporcionará aos alunos grande ganho de conhecimento técnico inerente a atividade de bombeiro, maior inserção no mercado de trabalho, além de estreitar os laços entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Vitória Down, visando a inclusão e a representatividade das pessoas que possuem esta condição genética. Os alunos passarão por uma formação com carga horária de 20 horas e sairão preparados para atuarem como brigadistas.

“A Brigada 21 vai ser uma forma de romper preconceitos. Estou muito feliz com essa iniciativa de inclusão. Estamos fazendo investimentos importantes na instituição em reconhecimento ao trabalho que os Bombeiros realizam. Estão nos ajudando muito a salvar vidas na pandemia”, afirmou o governador Renato Casagrande.


Coordenador Geral do Projeto – tenente-coronel Amaral
Gerente do Projeto – tenente Andresa
Daniela Rosa (coordenadora)
Miriam Ciqueira (pedagoga)
Jéssica Dalgobbo (psicóloga)
Polyanna Barboza de Oliveira (pedagoga)
Felipe Marquardt (educador físico)

Instrutores da Brigada 21:
Comandante-geral, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira
Tenente Andresa
Sargento Deise
Cabo Da Costa
Cabo Estevão

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar”